Emídio Fernando

Emídio Fernando

DESTITUIÇÃO. Depois de uma longa luta, no Senado, Dilma Rousseff acabou mesmo por ser destituída, mas vai recorrer. Desde 1930, apenas por quatro vezes, um presidente terminou o mandato para que foi eleito. Michel Temer tomou as rédias do poder, mas com forte oposição interna e externa.

INDÚSTRIA AUTOMÓVEL. A Toyota hoje é mais do que uma marca. É um símbolo do Japão e da eficiência asiática. Além da construção de automóveis, tem escolas, oferece bolsas de estudo a japoneses e estrangeiros, participa em campanhas de responsabilidade social. Nasceu a imitar e o fundador atribuiu o nome por… superstição.

CRÉDITOS. Em Angola, quase toda a gente sabe o que é a kixiquila e como ela funciona na prática. O sistema, criado pela necessidade de se poupar, nem tem muitos segredos. Nasceu nas camadas mais pobres, sem fundamentos teóricos. Mas a ideia tem um ‘pai’ ideológico: o alemão Friedrich Wilhelm Raiffeisen.

INCÊNDIO. Numa única semana, os fogos consumiram mais de 70 mil hectares. A Ilha da Madeira transformou-se num inferno: quatro mortos, 208 edifícios queimados e prejuízos de quase 70 milhões de dólares. Os portugueses discutem aumentar as penas para fogo posto.

ESCÂNDALO. Os segredos dos ‘Papéis do Panamá’ fizeram tremer meio mundo, nas finanças e na política. A lista atingiu desde o presidente russo Vladimir Putin ao ministro dos Petróleos de Angola, passando por futebolistas e famosos. No centro, esteve o escritório Mossack-Fonseca. O líder é Jurgen Mossack, advogado, gestor e filho de um oficial nazi.