Emídio Fernando

Emídio Fernando

IGUALIDADE. Grandes empresas assumem a responsabilidade de ter mais mulheres em cargos de chefia. Seis delas até traçaram metas e apostam também na flexibilidade horária, na formação e até em quotas para cargos. Das seis que mais apostam, duas tém a liderança de topo no feminino. É delas que o VALOR fala na semana dedicada à mulher.

AUTOMÓVEIS.Nem tudo correu ‘sobre rodas’ a Enzo Ferrari, o homem que criou a mítica marca italiana. Entre ameaças políticas, pressões empresariais e problemas pessoais e profissionais, o empreendedor italiano conseguiu construir uma marca que é hoje um simbolo de riqueza e de sucesso.

EMPREENDEDORISMO. Não faltam conselhos de como se pode e se deve gerir uma empresa, em ‘sites’ de informação ou em páginas especializadas. Gerir não é uma arte, mas sim uma ciência que obedece a determinados princípios. Com a ?ajuda de especialistas, o VALOR sugere sete regras fundamentais para ter sucesso num novo negócio.

FORTUNA. Ser considerado o homem mais rico da China, e logo em dois anos, só está ao alcance de ‘iluminados’. A proeza ganha outra dimensão, sabendo-se que Zong Qinghou começou a riqueza aos 42 anos a vender leite numa cantina. Hoje, aos 71 anos, dirige a Hangzhou Wahaha Group e tem uma fortuna avaliada em mais de sete mil milhões de dólares.

O percurso político de João Lourenço e Bornito de Sousa tem um denominador comum: podem ser os primeiros dirigentes do topo que não passaram pela luta pela independência.