Emídio Fernando

Emídio Fernando

BEBIDAS. De um simples medicamento, transformou-se na marca mais valiosa e mais conhecida do mundo. A Coca-Cola existe, porque existe publicidade agressiva e imaginativa. È graças a ela que se celebra o Natal com um velhinho vestido de branco e vermelho. Começou o sucesso graças a uma estratégia inovadora de distribuição.

ECONOMIA. Crises económicas e financeiras não são ‘fenómenos’ recentes. Desde histórica queda da venda de tulipas na Holanda, considerada pelos historiadores, como primeira crise verdadeira mundial, mundo tem assistido a autênticos ‘terramotos’ económicos que, nalguns casos, são cíclicos, sobretudo no século XX. Na maior parte das origens das crises, estiveram.

DIPLOMACIA. Ex-primeiro-ministro de Portugal e ex-Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados recolheu unanimidade de votos de membros do Conselho de Segurança para Refugiados e vai liderar a ONU, a partir de Janeiro. António Guterres conseguiu vencer seis votações, mas tem agora pela frente casos mais complicados para mediar, alguns com décadas sem resolução.

RIVALIDADE. O sucesso dos dois irmãos, Adolf e Rudolf Dassler, tem contornos bíblicos e ingredientes para um filme com muita intriga, ódio e acção. Os dois fabricaram sapatos desportivos revolucionários quando estavam juntos. O ódio ajudou a criar a Adidas e a Puma.