NEGÓCIOS NAS TELECOMUNICAÇÕES

As 10 facetas de Bill Gates

03 May. 2016 Emídio Fernando Gestão

ESTRATÉGIA. Entrou na lista do homem mais rico do mundo, elaborada pela Forbes, durante 18 anos. Criou c Microsoft aliando a sagacidade, a sorte, a inteligência e um grande sentido de oportunidade. Mas fez da empresa o que quis e até na hora de ser substituído, aos 51 anos, foi estratega. Com a ‘ajuda’ de especialistas em gestão, o VE elabora um retrato do empresário mais importante da era moderna.

 

1 Sortudo

A primeira parceria da Microsoft foi com a IBM, nos anos 1980, que queria entrar no mercado de computadores pessoais. A IBM procurou a Digital Research Inc., mas o responsável estava de férias. Bill Gates aproveitou a ausência do concorrente. Comprou, por 50 mil dólares, um software criado por uma empresa pequena, melhorou-o e vendeu-o.

2 Apaixonado

Conhecer todas as áreas, a linha de produção e toda a gente é uma estratégia. Gates sempre discutiu, passo a passo com os programadores, mantendo uma comunicação aberta com funcionários. Na Microsoft, os especialistas são considerados mais importantes do que os administradores.

3 . Competitivo

Bill Gates sentiu-se sempre obrigado a apresentar produtos de qualidade superior. Assim, venceu a concorrência, mas nunca deixando de aliar técnicas de negociação. Não se limitava a apresentar produtos novos.

4 . Inteligente

Há uma expressão que identifica a Microsoft: “gente com alto QI”. Bill Gates sempre recrutou os melhores estudantes recém-saídos das universidades, dando-lhes motivação. A empresa dá aos funcionários, além dos salários, outros incentivos como acções da companhia.

5 . Sobrevivente

A Microsoft investe na formação dos seus empregados, acreditando que a educação evita erros. Além disso, recebe feedback dos clientes, que vão corrigindo erros. A empresa também é conhecida por acolher bem as reclamações e dar respostas.

6 . Lutador

Bill Gates segue uma norma que o sucesso traz inimigos e que não há forma de se tornar o homem mais rico do mundo sem conflitos.

7 . Visionário

No mercado tecnológico, o mais importante é ‘adivinhar’ o futuro, aliando a visão com os conhecimentos na área. Assim, consegue identificar tendências e criar estratégias e produtos inovadores.

8 . Inovador

Uma das razões do sucesso Gates é não se limitar ao Windows. Gere diversos projetos simultaneamente. Muitos têm a sua própria assinatura, como o Microsoft Office, MSN, Internet Explorer e XBox. Todos os anos, em Junho, a empresa é obrigada a lançar novos produtos, sempre criando expectativas meses antes.

9 . Organizado Apesar da dimensão da Microsoft, Bill Gates sempre preservou a imagem de estar a gerir uma companhia pequena, dividindo-a em pequenas unidades. Com essa estratégia, consegue valorizar cada equipa. Ara ele, grupos menores costumam ter uma melhor comunicação interna.

10 . Atento Num mercado em constante mudança, o foco é a qualidade e a criação permanente. Bill Gates sabe que, no mundo tecnológico e perante a frtr concorrência, um produto não demora muito a tornar-se obsoleto.

 

O MAIS RICO DOS RICOS

Filho de uma professora e de um advogado, Bill Gates optou pelas áreas das novas tecnologias. Com o amigo de infância, Paul Allen, criou a Microsoft, depois de ter passado pela prestigiada Universidade de Harvard, onde cursou Direito e Matemática. A empresa factura hoje, em média, mais de 44 mil milhões de dólares por ano. Bill Gates, nascido em 1955, é considerado um dos homens mais ricos do mundo e, por iniciativa própria, deixou a liderança da empresa, depois de 31 anos, para ter apenas o cargo de administrador não-executivo de para se dedicar à Fundação Bill e Melinda Gates, que se dedica à filantropia. É o pai do sistema operativo Windows e a sua carreira empresarial tem inspirado os cursos de gestão e empreendedorismo.