MOEDAS. Admissão do Yuan Renmimbi para o grupo das quatro moedas de referência deu ‘empurrão’ à ligeira desvalorização do kwanza face à moeda chinesa. Especialistas e players do sistema financeiro angolano projectam incrementos nos negócios e acordos monetários entre Angola e China, mas critérios ficam dependentes do FMI.
Nelson Rodrigues
MERCADOS. Cronograma de implementação dos cinco mercados de valores mobiliários previstos agendava período entre primeiro trimestre de 2013 e quarto trimestre de 2015 como data de arranque e conclusão do mercado acções na Bolsa de Luanda. Nova data aponta para 2017.
FUSÃO. Fase conclusiva do processo de fusão do banco prevê alteração dos números de contas e do IBAN dos clientes do ex-Millennium Angola e integração de contas para quem tinha relação com os dois bancos.
Há 33 novas instituições financeiras não bancárias
SISTEMA FINANCEIRO. Lista actualizada de instituições financeiras acrescenta 17 novas casas de envio de remessas e 16 novas sociedades de microcrédito. Casas de remessas sobem para 25 e entidades de microcrédito passam a 26. Luanda absorve maior número de operadores autorizados.
BANCA. Estudo revela que à volta de 11% dos clientes bancários em Luanda já trocaram de bancos por falta de eficiência nos serviços e por ausências de produtos bancários preferenciais. Um grupo residual já fez queixa por escrito, enquanto 88,4% se mantém no mesmo banco.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública