ANGOLA GROWING
PROCESSO DE FUSÃO PODE FICAR CONCLUÍDO HOJE

Millennium Atlântico altera número de conta dos clientes

FUSÃO. Fase conclusiva do processo de fusão do banco prevê alteração dos números de contas e do IBAN dos clientes do ex-Millennium Angola e integração de contas para quem tinha relação com os dois bancos.

O Banco Millennium Atlântico prevê alterar, a partir desta segunda-feira, os números de contas e o IBAN dos clientes do ex-Millennium Angola, como parte final do processo de fusão iniciado no ano passado, de acordo com uma agenda da administração do banco.

Distribuída a 29 de Setembro a colaboradores seniores do banco, a estratégia prevê a manutenção dos números de contas e de identificação bancária, o IBAN, dos clientes do ex-Privado Atlântico, sendo que, para clientes com duas contas – nos bancos fundidos – haverá integração, sustentada por um processo informático já criado pela nova entidade.

“A quantidade de contas que já existia manter-se-á e poderá visualizar-se a sua posição de forma totalmente integrada”, explica a administração, num e-mail interno, enviado aos funcionários sob a forma de FAQS, acrónimo inglês de perguntas mais frequentes.

Ao que o VALOR apurou, junto de altos funcionários do banco, o processo está a ser guiado por uma equipa de consultores da multinacional KPMG e quadros seniores do banco, que apontam a componente informática e a integração de contas dos extintos bancos como “a parte que atrasava o processo”. Com a integração, todas as operações serão executadas “num único sistema”, migração que, segundo a administração chefiada por Carlos Silva, “decorrerá este fim-de-semana (entre 1 e 2 de Outubro) ”.

“O dia 3 de Outubro representa um importante marco nesta caminhada [de fusão]. Neste dia, estará efectivada a migração dos sistemas tecnológicos com os quais trabalhamos, sistemas que usamos para melhor servir os nossos clientes e o nosso país”, anunciou a administração, num outro correio, intitulado “alteração excepcional do horário-integração de sistemas”.

Desde 5 de Maio, os extintos bancos Millennium Angola e Privado Atlântico passaram a ser uma única entidade – o Banco Millennium Atlântico. Foi o primeiro processo de fusão da banca nacional. Para divulgação da finalização do processo, o banco programou enviar mensagens a clientes, também para actualizar sobre a alteração dos números de contas e de IBAN, para quem tinha conta associada no ex-Millennium Angola. “Caso não tenha recebido o SMS ou mail, poderá ter acesso aos novos números de conta e IBAN na internet e mobile banking, ou através do centro de contactos e num dos 150 pontos de atendimento”, antecipa o banco.

RECURSOS SALVAGUARDADOS

Para quem tem poupanças no banco, a administração assegura que as aplicações financeiras, compromissos e demais contratos “manter-se-ão nas condições contratualizadas”, advertindo que “eventuais necessidades de actualização serão comunicadas atempadamente”. A estratégia prevê ainda a manutenção de outros serviços e produtos. É o caso dos cartões multicaixa, cheques e terminais de pagamentos automático associados às contas dos ex-bancos Millennium Angola e Privado Atlântico.

O cliente “poderá continuar a utilizar os cartões multicaixa como tem feito até à data. Os seus cartões de crédito e de débito para pagamentos internacionais podem ser actualizados mediante a oferta de produtos e serviços do Banco Millennium Atlântico”, lê-se no capítulo sobre meios de pagamento e recebimento.

O banco adverte que, nas caixas de pagamento automático suportado pela tecnologia ICBS, entre as 14 e 7 horas do dia 3 de Outubro, “será necessário efectuar-se a abertura do período na rede Banka”. Muda também o sistema tecnológico de trabalho diário de Intranet para NetPhi.