INVESTIMENTO. Valor deve ser ‘estreado’ antes de 31 de Dezembro, com alocações directas para os sectores da agricultura e saúde. Silvicultura já usou 10% dos 220 milhões de dólares do fundo de concessão de eucaliptos em Angola. Há também dinheiro investido fora do país.
Nelson Rodrigues
MUDANÇAS. Banco quer tornar obrigatório a apresentação de cheques, a partir de Novembro, nas solicitações de levantamentos de depósitos em kwanza no balcão. Medida que não era “obrigatória” é justificada com a necessidade de controlar e “fiabilizar” as operações do dia-a-dia.
CRÉDITO. Comité de política Monetária do BNA concluiu que, no mês de Julho, houve crescimento de 2,10% no crédito total cedido a vários sectores da economia. Grupos empresariais negam e dizem que dados do banco central “incluem apenas as grandes empresas” sedeadas em Luanda.
FINANÇAS. Operadores económicos e analistas ensaiam os desafios que aguardam o novo inquilino do Ministério das Finanças e apontam o défice fiscal de 6,8% do PIB, a escassez de recursos em divisa e a elevada taxa de inflação como o ‘baptismo de fogo’ de Archer Mangueira no Palácio da Mutamba.
Relatório da auditoria atesta dívida da Sonangol
BANCA. Documento confidencial do banco a que o VALOR teve acesso confirma dívida de 1,2 mil milhões de dólares da petrolífera estatal no Millennium Atlântico, conforme noticiado há duas semanas. Sonangol nega, mas relatório da auditoria interna do banco coloca a empresa entre os devedores com empréstimos em dólares.
JLo do lado errado da história