ESTUDO. Bancos declararam 26,6 mil milhões de kwanzas de prejuízos durante exercício financeiro de 2015, dois dos quais pelo terceiro ano consecutivo. Do conjunto, integraram dois bancos públicos que deixaram ‘escapar’ 21,9 mil milhões nas contas de balanços. Gestores culpam crédito malparado.
Nelson Rodrigues
TRIBUTAÇÃO. Entre entidades notificadas pela administração fiscal, constam nomes de empresas e organismos conhecidos, como grupo Kopelson, LS Music ou Instituto Pesquisa de Opinião e Mercado (IPOP).
BODIVA termina ‘luta’ com negociações em tempo real
MERCADO DE CAPITAIS. Arranque da bolsa de títulos em ambiente tecnológico fecha ciclo de três anos de procura de modelos para bolsa de Luanda, iniciado em Novembro de 2014. Mercado aberto desde 2015 já negociou três mil milhões de dólares. Famílias vão poder aplicar poupanças.
FMI pede rigor na concessão de novos créditos no BPC
BANCA. Organismo propõe reorganização interna no Banco de Poupança de Crédito e ?maior controlo na saída de novos créditos. Objectivo é prevenir perdas no balanço e novas alterações profundas na administração do maior banco estatal. Do banco central, espera-se mais supervisão.
KPMG recomenda “inovação” nos serviços bancários
ESTUDO. Melhoria na oferta de produtos e serviços bancários consta do grupo de desafios apontados pela consultora KPMG à banca angolana, no seu mais recente estudo sobre sector em 2015. Análise recomenda também melhoria na gestão de liquidez em divisas.
JLo do lado errado da história