POLÍTICA CAMBIAL. Está em vigor a nova regra cambial que facilita investidores na utilização de recursos em moeda estrangeira, desde que os recursos sirvam para pagamento de compromissos a nacionais e a transferências internacionais. Outros movimentos de contas só com fundos de origem estrangeira.
Nelson Rodrigues
BANCA. Instituição líder da banca nos lucros avisa que vai cobrar mais nas comissões anuais com manutenção dos cartões Visa. O novo tarifário prevê preços que vão dos 7.500 mil a 12 mil kwanzas para o crédito e reforço de 1,5 pontos percentuais no custo dos cartões pré-pagos.
MERCADO DE CAPITAIS. Instituições foram identificadas através do Programa de Preparação de Empresas para o Mercado de Acções, num processo que avalia idoneidade empresarial, capacidade de relato financeiro e boas práticas de ‘Corporate Governance’. Falta saber, no entanto, se são elegíveis para se lançarem no mercado accionista.
Luanda reclamou mais de 90% do crédito em 2016
BANCA. Maior parte do crédito cedido pelos bancos comerciais, de Janeiro a Novembro de 2016, ficou concentrada em Luanda, absorvendo acima de 90% do total do dinheiro libertado. Huíla e Benguela ocupam as posições mais imediatas à capital, com 2,57% e 1,44%, respectivamente. Malanje e Huambo seguem-se e restantes 13 províncias só valem 2,90% da carteira total de crédito.
PAGAMENTO. Até 31 de Dezembro passado, estavam disponíveis e operacionais, em todo o país, 2.911 aparelhos multicaixas. Luanda detém maior número de aparelhos, mas é Cabinda quem mais dinheiro colocou em circulação, atingindo 2,4 milhões de kwanzas em Dezembro. BFA liderou saídas de valores, com 3,2 milhões.
Governo recua e retira Unicargas da lista das privatizações