Banco Postal arranca com 30% de capital público
BANCA.Capital social do novo banco é suportado pelo Estado, com 30%, e mais dois grupos empresariais privados nacionais que partilham maioria do capital.
BANCA.Capital social do novo banco é suportado pelo Estado, com 30%, e mais dois grupos empresariais privados nacionais que partilham maioria do capital.
VENDA DE DIVISAS.Instituições bancárias deixaram de ter acesso a 47,02% das divisas que vendiam a clientes em 2014. Bancos geriam mais de 30 mil milhões de dólares para vendas diversas. Agora, só têm 18,4 mil milhões para dividir entre famílias, empresas e o Estado. A situação é justificada com a crise de divisas.
MERCADO.Operadores retomaram as sessões de vendas de divisas do banco central vários meses depois de estarem colocados fora da ‘lista’ de vendas. As novas sessões podem animar o mercado de câmbio que já encerrou agências e fez perder vários operadores para outras actividades.
MERCADO DE CAPITAIS.Dentro de três meses deve ser anunciada a primeira emissão de obrigação corporativa na Bolsa de Luanda, numa iniciativa de um grupo empresarial nacional cujo nome não foi revelado. É o primeiro caso, quase um ano e meio após a inauguração do mercado corporativo de dívidas.
ANÁLISE. Índice de estabilidade financeira do mercado nacional recuou 44 pontos percentuais para os 19% em 2015. É a marca mais baixa dos últimos cinco anos, devido à redução do preço do petróleo e à degradação monetária. A fraca liquidez e o travão no crédito também ajudaram.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...