Mil milhões de pessoas obrigadas a estar em casa
Mais de mil milhões de pessoas em mais de 50 países ou territórios estão confinadas nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da Covid-19.
Segundo um balanço avançado pela Agência Francesa de Noticias (AFP), pelo menos 34 países ou territórios determinaram contenção obrigatória das suas populações. Estão nesta situação casos como a França, a Itália, a Argentina, o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, o Iraque ou o Ruanda e Grécia. Entram nesta lista outros países como a Colômbia e a Nova Zelândia que entrarão em confinamento obrigatório nesta terça- Feira e quarta-feira, respectivamente.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infectou mais de 324 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 14.300 morreram.
A doença surgiu na China, em Dezembro. O surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
O continente europeu é aquele onde tem surgido o maior número de casos, com a Itália a ser o país do mundo com maior número de vítimas mortais, com 5.476 mortos em 59.138 casos. Segundo as autoridades italianas, 7.024 dos infectados já estão curados.
A China conta com um total de 81.054 casos, tendo sido registados 3.261 mortes. Os países mais afectados a seguir à Itália e à China são a Espanha, com 1.720 mortos em 28.572 infecções.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública