IGAPE tem 85% de participação

PR aprova criação de nova empresa pública para tecnologia e inovação industrial

O Presidente da República autorizou a constituição de uma nova empresa pública de sociedade de domínio público denominada “Centro Industrial de Tecnologia Avançada (CITAV)”, apurou o Valor Económico.

PR aprova criação de nova empresa pública para tecnologia e inovação industrial

A empresa tem como objecto social a prestação de serviços de educação técnica e tecnológica, ensino de nível médio técnico, formação contínua, cursos de pós-graduação e formação avançada nas áreas de engenharia industrial, automação e robótica, bem como a manutenção industrial e tecnologias de produção e logística, lê-se num decreto presidencial. 
O documento destaca que os direitos do Estado, enquanto accionista, serão exercidos pelo Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), enquanto entidade responsável pela gestão das participações sociais do Governo, assegurando a detenção de uma participação maioritária de 85% no capital social. 
Integram o património do CITAV os activos patrimoniais afectos à Zona Económica Especial, com 6 hectares, e o imóvel nele edificado, que compõe as instalações da nova instituição. 
A medida justifica-se pela necessidade de se fomentar o acesso à formação e à capacitação técnico-profissional dos operadores económicos que lidam directamente com o segmento industrial, através da criação de currículos inovadores, infra-estruturas de última geração com laboratórios avançados, certificações reconhecidas pela indústria e a cooperação estratégica com as grandes e pequenas empresas nacionais e internacionais.