João Lourenço já na África do Sul para encontro com Zacob Zuma
Angola e África do Sul iniciam hoje, sexta-feira, as conversações oficiais, no Palácio Presidencial Union Buildings, em Pretória, encabeçadas pelos chefes de Estado, João Lourenço e Jacob Zuma, respectivamente.
De acordo com o programa a que a Angop teve acesso, antes do início das conversações oficiais, o Presidente angolano deverá manter encontro privado com seu homólogo sul-africano, no Union Buildings.
Nesta sexta-feira, prevê-se a assinatura de acordos bilaterais nos domínios da supressão de visto em passaportes ordinários, cujos signatários serão os ministros dos Assuntos Internos da África do Sul, Ayanda Dlo Dlo, e do Interior de Angola, Ângelo da Veiga Tavares.
Na assistência administrativa mútua em matérias alfandegárias poderão rubricar o acordo os ministros das Finanças de Angola, Archer Mangueira, e do país anfitrião Malusi Gigaba, enquanto o memorando de entendimento sobre cooperação policial será assinado por Ângelo da Veiga Tavares e pelo ministro da Polícia da África do Sul, Fikile Mbalula.
Depois da assinatura dos acordos, João Lourenço e Jacob Zuma vão falar em conferência de imprensa. Na parte da tarde, o Chefe de Estado angolano será prelector da palestra sob o tema “Angola: Desenvolvimento e Integração Regional”.
Por volta das 16 horas, realiza-se um fórum de negócios Angola e África do Sul, enquadrado na visita do Presidente da República, que vai receber, na residência diplomática oficial da Presidência da África do Sul, o Vice-presidente deste país, Cyril Ramaphosa.
À noite está reservada para banquete oficial na residência presidencial junto do Palácio Union Buildings, em Pretória.
Sábado, último dia da visita, João Lourenço vai fazer deposição de coroa de flores nos túmulos Sagrado dos Heróis, em Freedom Park, e no de Oliver Tambo, e fechará o programa com um encontro com líderes da comunidade angolana na África do Sul.
Secretário de Estado admite que Angola continua “a perder muito dinheiro” com...