APÓS POLÉMICA com DÍVIDA MILIONÁRIA 

Júlio Bessa cai no Cuando- Cubango 

Presidente da República exonerou, nesta terça-feira, Júlio Bessa do cargo de governador provincial do Cuando-Cubango, sem avançar as motivações da decisão. Em substituição, foi nomeado José Martins.

Júlio Bessa cai no Cuando- Cubango 

A exoneração surge quase dois meses de o Valor Económico ter publicado a notícia da validação, por Júlio Bessa, de uma alegada dívida de 439,552 mil milhões de kwanzas a favor da empresa Angoskimas pelo “fornecimento de bens diversos e géneros alimentícios” ao governo local, 1992, 1993 e 1997. 

A informação desencadeou uma onda de especulação de que o então governador do Cuando-Cubango estaria na mira da Procuradoria-Geral da República (PGR). O órgão de justiça, em comunicado, descartou, entretanto, a abertura de qualquer investigação ao político, movida pela validação da dívida milionária. Todavia, o ‘escândalo’ teve efeitos dentro do MPLA. Júlio Bessa foi impedido de concorrer ao cargo de primeiro secretário provincial do partido, na corrida ao VIII congresso, agendado para Dezembro.

Além de Júlio Bessa, esta terça-feira, João Lourenço nomeou Guilherme Pereira para vice-governador de Cabinda para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas.

X