Digitalização da contabilidade e processos fiscais

15 Jul. 2021 Opinião
Digitalização da contabilidade e processos fiscais

A digitalização e a automatização dos processos contabilísticos e fiscais potenciam a produtividade dos processos de consulta e acesso à documentação dentro das organizações. Presentemente, as empresas que aspiram ser uma referência em matéria de competitividade de mercado são forçadas a inovar e a estar em constante atualização tecnológica visando a diligência, rapidez e eficácia de processos, minimizando tarefas rotineiras e focando recursos em operações de maior valor acrescentado.

O avanço constante da tecnologia tem, de facto, proporcionado uma constante evolução materializada, por exemplo, em soluções de Robotics Process Automation (RPA), as quais, por exemplo, optimizam lançamentos contabilísticos, facilitam as reconciliações bancárias e de ficheiros SAF-T com a contabilidade, importam arquivos, assim como preenchem e submetem declarações fiscais.

A digitalização e automação de processos contabilísticos e fiscais traduzem-se, portanto, num conjunto de benefícios como o desenvolvimento na execução de tarefas em tempo útil, redução de custos e aumento de produtividade no acesso e comparação de dados, eficácia nos controlos, assertividade e rigor.

Através do crescimento exponencial da era tecnológica, será necessário procurar novas metodologias e tendências tornando-se imperativo reunir competências internas na administração, previsão e antevisão das necessidades em matéria contabilística e fiscal que sejam susceptíveis de serem respondidas com soluções tecnológicas.

Por outro lado, a pandemia global motivada pelo surgimento da SARS-CoV-2 (covid-19) obrigou a uma reestruturação mais acelerada na oferta de serviços online, no sentido de digitalizar diligências que, até então, eram maioritariamente tratadas a nível presencial. Exemplos da utilidade prática da digitalização em tempos de pandemia são a submissão de declarações ou a emissão de Documentos de Cobrança, sendo a criação e contínuo desenvolvimento do Portal do Contribuinte da Administração Geral Tributaria um exemplo bem-sucedido de como a digitalização de processos pode tornar mais eficientes e acessíveis o cumprimento das obrigações fiscais.

Resumo

Em suma, a ilação a retirar de todo o processo de digitalização contabilístico e fiscal, dirige-se para um auxílio inestimável às empresas na procura de optimizar o trabalho e transfigurá-lo, convertendo-se em eficácia, celeridade e intelecção. E, indubitavelmente, a digitalização de processos exigirá o envolvimento e desenvolvimento do talento humano que é parte essencial de todo o processo.

X