E agora pergunto eu...

01 Feb. 2023 Geralda Embaló Opinião
E agora pergunto eu...

Seja bem-vindo querido leitor a este seu espaço onde perguntar não ofende depois de uma semana marcada pela visita do ministro russo das relações exteriores Sergei Lavrov que deixou um lastro de memes online e várias perguntas no ar... a começar pela continuidade do debate sobre se Angola deve ou não, em termos de alinhamento geoestratégico, colocar-se ao lado dos EUA e contra a parceira histórica Rússia.

Não faltam perguntas sobre o racional do ‘virar de casacas’. Questiona-se se o vira-casaquismo se tratará apenas de hábito dos camaradas que se adaptam a qualquer conveniência contextual. Questiona-se também se o pagamento do favor imenso, que foi o reconhecimento americano de umas eleições que poucos queriam reconhecer, um favor que se vai tornar demasiado oneroso se o preço for a condenação da posição russa e o alinhamento aos americanos. Uma condenação que se torna mais caricata por sair da mão de governantes forjados e formados naquelas bandas, mas que agora fazem um esforço atabalhoado para se americanizar.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.

Geralda Embaló

Geralda Embaló

Directora-geral adjunta do Valor Económico