FINANÇAS PÚBLICAS. Depois de analisada pelas comissões competentes, Conta Geral do Estado de 2020 vai, esta quarta-feira, ao plenário da Assembleia Nacional para validação.
António Miguel
INDEMNIZAÇÃO. Peritos analisam causas do desmoronamento do edifício 41, em Luanda, para determinar pagamento por via do seguro, enquanto moradores-lesados exigem à proprietária do imóvel reparação dos bens perdidos na derrocada.
INCONSTITUCIONALIDADE. Além de gerar conflitos de interesses com as administrações municipais, Presidente da República legislou sobre matéria de reserva relativa da Assembleia Nacional, sem autorização.
Nomeações de embaixadores, sem ter em atenção os perfis adequados, põem em causa os objectivos da diplomacia económica, alerta Conceição Vaz, especialista em investimento estrangeiro, que defende também a reestruturação do Ministério das Relações Exteriores, para tornar-se mais focado na captação de investimentos no exterior. Para a empresária, o Presidente João Lourenço deve tomar medidas extraordinárias para alavancar a economia e aponta que a forma como foi anunciado e conduzido o combate à corrupção comprometeu internamente o ambiente de negócios.
É contra o programa do Governo de atribuição de 300 bolsas de estudos nas melhores universidades do mundo e defende a revisão do regime remuneratório, para travar a corrida frenética aos diplomas do Ensino Superior e aos cargos de chefia nas instituições públicas e privadas. Alfredo Buza, recém-eleito reitor da Universidade de Luanda, pede celeridade no financiamento de projectos por via do fundo de financiamento à ciência e tecnologia e pede a autonomia da universidade por consagração constitucional.
JLo do lado errado da história