Especialista em Relações Internacionais avisa que as debilidades que se verificam no controlo das fronteiras retraem o investimento estrangeiro e expõem a economia nacional ao contrabando internacional. Para Francisco Ramos da Cruz, é necessária a definição de prioridades da diplomacia económica, e o estreitamento das relações comerciais entre Angola e os Estados Unidos da América, enquanto se assinala o trigésimo aniversário do reconhecimento do Estado angolano pelos norte-americanos.
António Miguel
CONTRATOS PÚBLICOS. Serviço Nacional da Contratação Pública aponta realização de concursos sem que os valores da empreitada estejam inscritos no OGE. Sistema de contratação electrónica já contribuiu para a poupança de 118 mil milhões de kwanzas.
Banco central africano “é um sonho sem horizonte”
INTEGRAÇÃO. Moeda única na SADC ou construção de um banco central continental africano vão continuar adiados por falta de condições nos países membros. Projecto depende de políticas dos Estados, incluindo programas de financiamento.
FISCALIZAÇÃO. Procurador-Geral da República entende ser inconstitucional o Presidente da República estar no topo da hierarquia Polícia, conforme dispõe a legislação de funcionamento da corporação.
CORRUPÇÃO. Empresa Frank’s Internacional paga ao Tesouro norte-americano 7,9 milhões de dólares por participar em subornos em Angola entre 2008 e 2014. Analistas exigem investigação para responsabilizar culpados angolanos.
JLo do lado errado da história