Banco central africano “é um sonho sem horizonte”
INTEGRAÇÃO. Moeda única na SADC ou construção de um banco central continental africano vão continuar adiados por falta de condições nos países membros. Projecto depende de políticas dos Estados, incluindo programas de financiamento.
A intenção que tem sido manifestada pelos países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) da criação de uma moeda única na região ou até a criação de um banco central africano são “sonhos que permanecerão nos papéis sem horizonte de materialização” por conta dos vários entraves que condicionam a sua efectivação, um dos quais a falta de convergência macroeconómica.
Lesetja Kganyago, presidente do Comité dos Governadores dos Bancos Centrais da SADC (CCBG), refere que a criação da moeda única depende de muitos factores, destacando os de natureza política que passam pela criação de um programa de financiamento pelos ministros das finanças e governos membros. “Temos alvo estabelecido a alcançar. Qual deverá ser o orçamento para cada país, qual será a dívida para cada país e qual será a taxa de inflação para cada um dos países, qual será a conta corrente em termos de balança na para cada país, quanto de reservas deverá ter cada país.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública