ANGOLA GROWING
José Zangui

José Zangui

INDÚSTRIA. A importação de trigo ocupa a posição 11, na lista dos 100 produtos que o país mais compra do exterior. Angola importa em média 46.455 toneladas por ano, internamente não se conhece nenhuma produção de trigo em grande escala.

TRABALHO. Do total de 1.563.071 de novos empregos apurados entre 2009 e o primeiro trimestre de 2016, o sector público administrativo respondeu apenas por cerca de 10%, ao passo que o empresarial absorveu 87%. Os dados são do Ministério da administração Pública, Trabalho e Segurança Social, revelados, em exclusivo ao VALOR, pelo director nacional do Emprego, Leonel Bernardo. Os cálculos do MAPTSS indicam ainda que apenas quatro províncias reclamam por cerca de 60% do total de postos de trabalho criados.

Dados preliminares do Censo da Indústria revelam que há cerca de sete mil empresas no sector. Os dados definitivos estão a ser compilados, mas já há uma certeza: produz-se mais bebida do que comida

Ler mais na versão impressa desta segunda-feira. Já nas bancas.

AGRICULTURA. O matadouro industrial de Camabatela, no Kwanza-Norte, considerado o maior de Angola, continua sem funcionar, dois anos após a conclusão da obras. E não é o único. O Ministério da Agricultura, dono dos projectos, evita prestar esclarecimentos.