INDÚSTRIA. As obras do Pólo Industrial do Namibe estão em fase de conclusão, pelo que, o centro estará aberto a inscrições de investidores. Apesar da crise, todos os programas da direcção provincial da Indústria, Geologia e Minas estão em execução.
José Zangui
“Depois do petróleo, seguem-se as florestas”
O avanço do projecto de inventário dos recursos florestais, lançado em 2008, está condicionado por limitações financeiras. O secretário de Estado para os Recursos Florestais confessa que as equipas foram reduzidas e que tudo está dependente da “sensibilidade” do chefe do Executivo. Além disso, as contas do investimento projectado inicialmente estão desajustadas, face à depreciação do kwanza. Ainda assim, André de Jesus Moda fala em resultados definitivos em cinco anos. E não tem dúvidas de que as florestas se seguem ao petróleo.
A situação financeira das empresas ferroviárias é débil. O CFL recebe mensalmente um subsídio de 102 milhões de kwanzas, segundo o seu responsável, Celso Rosa.
Angola precisa de preço do petróleo nos 85 USD...
AVALIAÇÃO ECONÓMICA. Instituições financeiras internacionais como o FMI apontam para que, até 2020, o preço do barril do petróleo, que actualmente se situa entre os 46 e os 50 USD, dificilmente chegará aos 70 USD.
Despedimentos subiram 130% em três anos
O inspector-geral do Trabalho revelou ao VALOR que, durante o segundo trimestre, deste ano foram detectadas mais de 5500 infracções laborais, em diferentes ramos de que resultaram 404 multas. Entretanto, os números “arrasadores” são dos despedimentos. De 2009 a 2016 foram registados 82 mil despedimentos, destes 59 mil aconteceram nos últimos três anos, 2013/2016. Sobre as denúncias da alegada fuga às empresas estrangeiras diz que inspeccionam todos sem excepção.
Governo recua e retira Unicargas da lista das privatizações