Desde 1990

Angola conta com projectos privados espanhóis de 460 milhões de dólares

Angola conta com 82 projectos privados em funcionamento no país desde 1990, com um valor global de 460 milhões de dólares, informou o presidente da Agência de Promoção de Investimentos e Exportações (Aipex).

 

Angola conta com projectos privados espanhóis de 460 milhões de dólares

António Henriques falava à margem do Fórum Empresarial Angola/Espanha, realizado em Luanda, no âmbito da visita que o presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, efectua ao país.

Segundo António Henriques, a relação com Espanha "tem sido positiva", frisando que, desde 1990 a finais de 2020, o país conta com 23 projectos espanhóis na área da construção civil, 17 na prestação de serviços, 15 na indústria, 13 no comércio, sete nas pescas, três na saúde, dois no imobiliário, dois na indústria extractiva e igual número na agricultura.

"Este somatório é importante pela sua diversidade de sectores e também realçar que, do ponto de vista da sua implementação, temos 64 projectos implementados em Luanda, cinco em Benguela, três no Zaire, o mesmo número no Kwanza-Sul e os demais cada província tem mais um projecto", enumerou.

"Não são as 18 províncias, mas verificamos que começamos a ter uma capilaridade da presença dos projectos de origem espanhola no nosso país", acrescentou.

António Henriques considerou a deslocação de Pedro Sánchez "um momento particular", tendo em conta que a economia e o Governo espanhol orientam-se para África.

 

X