Agência de viagem lança primeiro comboio turístico
Um comboio turístico do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes vai ser lançado no próximo sábado, 22 de Agosto, na cidade do Lubango, para o itenerário Huíla-Namibe, uma iniciativa da Agência de Viagem e Turismo Versatour, a fim de impulsionar o turismo na região.
O pacote turístico compreende o itinerário Lubango – Bibala – Moçâmedes, com paragens na Fortaleza de São Fernando e Colinas do Curoca, sendo que o regresso será feito de autocarro.
Em declarações à Angop hoje, no Lubango, o responsável da agência promotora, João Lopes, afirmou que têm uma previsão de levar um total de 60 passageiros em três carruagens, com a observância do limite de 50% de lotação exigido.
“Com pouca oferta turística que temos, precisamos apresentar soluções para que o turista quando chega a província tenha uma variedade de opções. Estamos a fazer a nossa parte e o governo deve fazer a dele, criando condições básicas nas potencialidades existentes e atrair turistas”, considerou.
Referiu que a ideia do comboio turístico é que seja um pacote de turismo recorrente, com periodicidade mensal ou em cada dois meses, com itinerários diferentes e esperam a adesão do projecto, pois em época de pandemia, o mais importante é que cada um possa ser responsável e consciente nas suas acções.
Acrescentou que o projecto é uma tentativa de se reinventar, pois as companhias aéreas estão fechadas, sem poder vender bilhetes, que são uma das maiores fontes de rendimento de uma agência de viagem no país.
O pacote turístico da partida do Lubango está a ser comercializado para adultos por 33 mil kwanzas, crianças dos 6 aos 12 anos a 21 mil kwanzas, ao passo que as crianças até aos cinco anos é gratuito. Já a partida de Moçâmedes são 18 mil kwanzas para adultos, 12 mil kwanzas para crianças dos 6 aos 12 anos e gratuita para menores de cinco anos.
O tour inclui seguro de viagem contra acidentes, transporte de comboio em carruagem de primeira e segunda classe, paragens na Estação da Serra para observar o Miradouro da Serra da Chela, na Bibala para visita de cortesia aos habitantes da vila, entre outras valências.
Essa é a primeira iniciativa do género, cuja partida está para às 06 horas da manhã com destino a Moçâmedes e previsão de regresso dos turistas, por estrada, às 19 e 30 minutos.
A Versatour existe no mercado turístico há um ano e seis meses. Conta actualmente com três funcionários.
“A taxa de inflação para 2024 vai situar-se seguramente acima...