INSTITUIÇÕES TÊM AUTORIZAÇÃO PARA NOVOS AUMENTOS

Altos custos com a monografia continuam a adiar o sonho da licenciatura

FORMAÇÃO. Muitos estudantes que terminaram a fase curricular do ensino superior continuam a enfrentar dificuldades em concluir a monografia devido aos custos elevados do trabalho. Organizações estudantis afirmam que a situação acontece por falta de acompanhamento do Governo aos “abusos e excessos cometidos pelas instituições” de ensino.

Altos custos com a monografia continuam a adiar o sonho da licenciatura
Mário Mujetes

Muitos estudantes, em diferentes instituições de ensino superior, continuam a enfrentar dificuldades para concluir a monografia e obter o título de licenciado, devido aos custos “elevados” associados à sua produção, emolumentos e encadernação, além de despesas com a orientação, afectando a formação e perspectivas profissionais.

Por exemplo, quem pretende encerrar a licenciatura no Instituto Superior Politécnico de Kangonjo de Angola (ISKA) deve gastar, com o trabalho de fim de curso, 616 mil kwanzas, sendo 516 mil kwanzas para a monografia, 50 mil kwanzas para o diploma e igual valor para o certificado, aumentos de 43,25%, 25% e 11,1%, face ao ano académico 2023-2024. 

No Instituto Superior Politécnico Internacional de Angola (ISIA), os estudantes devem pagar um total de 520.678 kwanzas para a conclusão da licenciatura, sendo 320.978 para a monografia, um aumento 28,39% contra os 250 mil kwanzas praticados anteriormente; 59.900 kwanzas para a beca, 69.900 kwanzas para o diploma e igual valor para o certificado.

Noutro Instituto Superior, no ISPOCA, o trabalho de fim de curso custa entre 200 mil kwanzas (curso de direito) e 300 mil kwanzas (Engenharias e Saúde), um aumento de 50%, já no ano passado o custo se fixava nos 200 mil kwanzas. 

A esses emolumentos acrescentam-se 47.500 kwanzas para o certificado, 60 mil kwanzas do diploma, 15 mil kwanzas do livro de honra, 10 mil kwanzas para a decoração da sala da defesa, além de 75 mil kwanzas de um kit que envolve materiais como capa personalizada, emblemas, chapéu e beca para a cerimónia de outorga. Para conseguir o grau de licenciado nesta instituição, os estudantes devem desembolsar entre 407.500 e 507.500 kwanzas, com os preços a manterem-se inalterados em relação ao ano 2023-2024.

Na Universidade Privada de Angola (UPRA), ao estudante que pretender ser licenciado nas Faculdade de Ciências da Saúde e de Ciências Exactas, exige-se o pagamento de 426.564 kwanzas para projecto de conclusão de curso, um aumento de 64%, face aos 250 mil kwanzas que custavam anteriormente e 121.875 kwanzas para o diploma, que também teve o preço reajustado para 52,34%, contra os anteriores 80 mil kwanzas. 

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.