Angola participa em reunião do Comité Ministerial de Monitoramento da OPEP
O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás participa, a 4 de Janeiro, na 25.ª reunião do Comité Conjunto de Monitoramento Ministerial, órgão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
Segundo uma fonte ligada ao sector, o encontro, por videoconferência, sob presidência do príncipe herdeiro Abdul Aziz Bin Salma, ministro da Energia da Arábia Saudita, e copresidido por Alexander Novak, ministro da Energia da Rússia, vai analisar o relatório do Grupo Técnico Conjunto sobre a evolução do mercado global de petróleo, seus níveis de conformidade, e perspetivas para os meses seguintes.
O titular da pasta dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, participará do encontro, já na qualidade de presidente da Conferência de Ministros da OPEP, estando previsto um pronunciamento durante a sessão.
No mesmo dia, está prevista a 23.ª reunião de ministros da OPEP e seus parceiros não-OPEP, signatários da Declaração de Cooperação (assinada em 2016).
Angola assumiu em Novembro deste ano a presidência da Conferência de Ministros da OPEP, órgão ao qual foi admitido como membro de pleno direito em 2006.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...