Girabola Zap
Banco BAI
Aos países africanos

Angola prevê exportar 75 toneladas de cimento cola

19 Jun. 2020 Economia / Política

A empresa angolana Juntex prevê exportar, a partir de Julho, cimento cola para alguns países africanos, entre os quais a Costa do Marfim que, nesta primeira fase, vai adquirir 25 toneladas, fabricadas por este grupo, a funcionar na Zona Económica Especial Luanda/Bengo.

Angola prevê exportar 75 toneladas de cimento cola

A informação foi avançada ao Jornal de Angola pelo director da unidade fabril, Paulo Santos, tendo adiantado que a primeira actividade comercial externa vai incluir o lançamento internacional do cimento cola de marca ‘Jaguar’.
O programa de venda ao exterior e, nas mesmas quantidades, ou seja, em número de 25 toneladas também, vai seguir para RDC, onde os contactos para efectivar a operação estão avançados.

Nesta rota comercial africana, consta ainda Moçambique com um lote de 25 toneladas, perfazendo as 75 previstas.

“O início da actividade está a depender da resolução de alguns problemas burocráticos da exportação. Logo que estiver tudo tratada, vamos pôr o cimento no mercado externo”, assegurou.

O gestor avançou que a venda do cimento a países africanos vai representar um aumento de cerca de 30 por cento da facturação, contra os 40 milhões de kwanzas que registam actualmente por mês.

Paulo Santos garantiu que logo que a unidade estiver a funcionar a 100%, a facturação mensal pode se fixar na ordem de 200 milhões de kwanzas/mês e gerar 40 novos postos de trabalho.