Anúncio de subscrição
Entre cerca de 4 mil companhias 

Empresa australiana lidera ranking de igualdade do género 

30 Mar. 2022 Valor Económico Gestão

A imobiliária australiana Mirvac, com uma taxa de 79%, é a empresa com o maior índice de igualdade do género entre as mais de 3,8 mil companhias abrangidas pelo novo estudo “2022 Gender Equality Global Report & Ranking”, seguindo-se o banco norueguês DNB com 74%. Na prática as duas companhias trocaram as posições em face do relatório de 2021.

 

Empresa australiana lidera ranking de igualdade do género 

Já a National Grid, do Reino Unido, que esteve fora do ‘top 5’ no relatório anterior, ocupa a terceira posição com 74%. A pontuação média das 100 principais empresas global aumentou de 64% no ano passado para 66% este ano.

Segundo o estudo, desde o primeiro relatório, apresentado em 2017, apenas 18 das 3.895 empresas pesquisadas alcançaram um equilíbrio de gênero de 40 a 60 mulheres em todos os níveis (conselho, executivo, gerência e força de trabalho). 

Em média global, 5% das empresas têm uma CEO, 13% têm uma CFO e 7% têm uma presidente do conselho. Enquanto as mulheres representam 37% da força de trabalho total global, apenas 18% dos executivos e 25% da alta administração são mulheres. 

O estudo concluiu, entre outros, que empresas em países com forte legislação de igualdade do género eram mais propensas a ter melhor desempenho. A França liderou o ranking com uma pontuação de igualdade de gênero de 52%, seguida pela Espanha e Itália.