ENSA ilumina há 46 anos os destinos de Angola
Há 46 anos a acompanhar o desenvolvimento de Angola, a ENSA trabalha
diariamente para satisfazer um leque vasto e variado de clientes em muitos
pontos do país. Trata-se de uma das principais empresas angolanas e uma das
mais reconhecidas e acarinhadas pelo consumidor.
Pioneira e líder no crescente ecossistema segurador angolano, a ENSA é a referência
no sector pelo seu conhecimento profundo das necessidades do mercado, num
percurso de várias décadas que se confunde com a história do país. A jornada da
ENSA faz parte da história da República de Angola: foi fundada em 1978 num esforço
do Estado para unificar e reorganizar as actividades, património e responsabilidades
de todas as seguradoras que operavam na fase pré-independência.
Com este contexto, a ENSA tomou desde logo uma posição estrutural na economia,
gerindo os riscos de pessoas, famílias, empresas e do próprio Estado,
transversalmente, durante um largo período de tempo. Representou-se, durante anos,
como o único garante da oferta de seguros para a cobertura de riscos relevantes,
inclusive num tempo conturbado do percurso de Angola.
FUNDAÇÃO E EVOLUÇÃO
Durante os primeiros anos, a ENSA focou-se na gestão de riscos e na oferta de
seguros essenciais para o desenvolvimento económico do país. Destaca-se a
cobertura de riscos relevantes durante o período de conflitos armados,
designadamente no domínio da petroquímica e da aeronáutica, muitas vezes
desacompanhada de qualquer parceiro comercial nacional ou internacional.
A ENSA estabeleceu, desde o primeiro dia, uma forte conexão com a comunidade e
esta com ela. Desempenhou um papel social proeminente, através da contribuição, de
forma frequente, para o lançamento e dinamização de iniciativas sociais, tais como
habitações e espaços comerciais, quando eram de difícil ou impossível acesso, com o
recurso ao seu património imobiliário, bem como no domínio das artes, apoiando
gerações de artistas em iniciativas que perduram há décadas.
A ENSA representa, assim, mais do que uma instituição do sector segurador: é um
marco na história nacional, quer pelo seu trabalho enquanto motor da dinamização
económica e social do país, quer na sustentação da reconstrução e desenvolvimento
de uma nação.
LÍDER NO MERCADO NACIONAL
Líder do sector dos seguros nacionais, com a maior quota de mercado em 2023, de
27%, fruto da sua experiência comprovada e de uma panóplia diversificada de
produtos, a ENSA conduz há anos um legado de trabalho, força, capacidade,
resiliência e inovação.
As adversidades sempre foram muitas, mas tudo foi superado de forma positiva,
agregando-se um forte realismo à especialização, qualidade de serviço e capacidade
de resposta às necessidades dos clientes. O agregado do conhecimento da ENSA
sobre seguros e fundos de pensões não tem paralelo no mercado angolano.
Suportada pela confiança dos clientes, pela solidez financeira e pela notoriedade
pública, em 2023 a ENSA contava com perto de 50.000 clientes, de acordo com o seu
Relatório e Contas de 2023, mais de 67.000 apólices activas e mais de 100% de
margem de solvência.
A sua robustez traduz-se num resultado líquido, em 2022, de 5,3 mil milhões de Akz e
com uma taxa com mais de 83% de reconhecimento espontâneo. Única instituição
nacional do sector entre as maiores seguradoras de África em 2022, na 46.ª posição
no ranking das 100 maiores seguradoras do continente, foi a primeira empresa pública
angolana a ter notação internacional, assinalada pela Standard & Poor's, o que
patenteia o prestígio da insígnia.
EXPANSÃO E MODERNIZAÇÃO
A ENSA tem trabalhado continuamente para modernizar os seus serviços e expandir a
sua rede de agências por todo o território nacional. A isto alia-se a oferta de seguros
tradicionais, como o de Vida, de Saúde e Automóvel. A sua inovação acentua-se na
liderança do co-seguro para os sectores mineiro, petroquímico e aeronáutico, e a clara
adaptação a novas necessidades e desafios do mercado, como sucede actualmente
no sector agro-industrial. As principais coberturas com maior impacto e adesão são as
de Petroquímica, Saúde, Automóvel e Acidentes de Trabalho.
Com um leque de 30 agências nas 18 províncias de Angola, a ENSA é apoiada
por uma extensa rede de canais próprios, mas também de mediadores e de
parceiros, recentemente complementada por soluções digitais para a maior
penetração possível. Num mercado cada vez mais competitivo, e num sector
com uma dinâmica favorável a longo prazo, o seu modelo de negócio
diversificado tem várias oportunidades de crescimento. A seguradora tem um
desempenho financeiro robusto e alta solvabilidade.
Fomenta relações fortes e duradouras, assim como parcerias estratégicas, tudo
sedimentado em políticas de governação exemplares, equipa de excelência e
processos de gestão do risco bem articulados e aplicados.
A inovação está no centro da ENSA, o que se constata não só nos seus processos e
abordagens tecnológicas, como na configuração de novos produtos, do que são
exemplo o Micro-Seguro de Saúde e o novo Seguro Agrícola. Note-se que a nova
linha do Seguro Agrícola foi especialmente desenhada para os desafios específicos
dos novos projectos agrícolas nacionais, conferindo maior protecção contra eventos climáticos adversos resultantes de seca, excesso de chuvas, inundações e
tempestades, bem como contra danos provocados por animais, transbordos de rios, granizo, geada, incêndios e raios, sendo que acresce ainda a estas vantagens a reposição de perdas de produção e o apoio a aquisições de bens.
Tem que se ressaltar também a alta taxa de renovação de clientes, o aumento
constante e regular de total de activos e de investimento, assim como em caixa e
disponibilidades bancárias e provisões técnicas de seguro directo e resseguro aceite.
É apanágio da ENSA estar sempre atenta ao que de me melhor se faz
internacionalmente, captando e transformando procedimentos e processos da
Instituição sempre que a Administração considerar uma mais valia, quer interna, quer
externamente. Tudo para melhorar a assistência e apoio ao cliente, de forma segura,
célere e pragmática, especificamente nas aplicações core, software, nas revitalizações
de produto, na segurança cibernética, melhoria da qualidade dos dados, na
reestruturação de canais digitais, na criação de postos móveis, optimização de
processos de serviço e fortalecimento nas relações com todas as partes envolvidas.
PARTICIPAÇÕES DE CAPITAL
A par destas deligências, a ENSA detém participações de capital em várias entidades
de diferentes segmentos, tais como na área imobiliária, na área bancária, na área de
resseguro e na área dos cuidados médicos.
Estas participações têm se revelado estratégicas, não só para a actividade
seguradora, como também para a economia do país na sua globalidade.
Estas diversas participações demonstram a versatilidade e capacidade da ENSA num
mercado que se veste cada vez mais de multidisciplinaridade e capilaridade de
negócio.
Hoje a ENSA conta com uma ampla rede estabelecida de fornecedores, mormente no
segmento dos cuidados médicos no âmbito dos seguros de saúde e de acidentes de
trabalho e doenças profissionais, que oferecem serviços diferenciados, pelo que se
mantém ao longo de anos como referência para todos os segmentos de clientes, quer
sejam eles do sector privado, quer institucional.
CAPITAL HUMANO
Durante todo o processo evolutivo da ENSA, coube à capacidade de uma equipa
especializada e experiente fomentar uma boa e rigorosa cultura organizacional, para
sustentar a base primordial de tudo: as pessoas. Na ENSA, quer o público interno,
quer o externo, sempre foram o foco, pelo que, à semelhança de dar o melhor ao
cliente, sempre foi crucial prover os profissionais das melhores capacidades para fazer
mais e melhor.
A ENSA dispõe de um modelo de governação em linha com as melhores práticas
internacionais. Os colaboradores contam com iniciativas de formação adequadas e
estimulantes, programas de incentivos e desenvolvimento de carreira e foco na
qualificação e diversidade dos profissionais. Com um ambiente laboral de excelência,
são muitas as acções levadas a cabo que têm como objectivo fomentar a cultura
organizacional, promover a diversificação da direcção, reforçar competências do
pessoal, incentivar o bem-estar no trabalho e redefinir o plano de carreira.
Com um modelo de gestão baseado na meritocracia, é recorrente ver profissionais,
que entraram como júniores na orgânica interna, ocuparem hoje altas funções e a
tomarem decisões de enorme magnitude na ENSA, noutras empresas relevantes ou
na administração pública.
Contam-se hoje na ENSA quase 500 postos de trabalho directos, que derivam em
vários indirectos, e que capacitam e advogam várias estratégias para o sucesso.
RELAÇÕES E PARCERIAS DURADOURAS
Com parceiros internacionais de topo com rating igual ou superior a A+ nos tratados
de resseguro e de resseguro facultativo, a ENSA prima por nutrir relações sólidas e
fiáveis com entidades de primeira linha, incluindo as autoridades de supervisão e
regulação.
Hoje, a nível nacional, a ENSA é ainda reconhecida pelo apoio à comunidade em
áreas como a saúde, a educação, o desporto e a arte. Ciente de que se deve
contribuir da melhor forma à sociedade tudo aquilo que de melhor ela provê, a ENSA
criou programas direccionados para a escrita, pintura, empreendedorismo, desporto,
literacia e saúde. Exempo disso é o prémio ENSA ARTE, que acontece há mais de 30
anos e que foi criado com o objectivo de apoiar os artistas angolanos em diversas disciplinas. A meio caminho, a ENSA constituiu e preservou um dos maiores acervos
de obras que entroncam a história da arte angolana.
JLo do lado errado da história