Anuncia a petrolífera angolana Sonangol

Gmcorp confirmada como construtora da Refinaria de Cabinda

30 Oct. 2020 Empresas & Negócios

A Sonangol confirmou , nesta sexta-feira, que a Gemcorp vai investir para a construção da Refinaria de Cabinda, depois de passar pelas diversas fases previstas.

Gmcorp confirmada como construtora da Refinaria de Cabinda

Em nota, a petrolífera avança que refinaria vai ser construída na planície de Malembo, 30 quilómetros a Norte da capital de Cabinda e será o primeiro investimento privado da empresa desta natureza em Angola e deverá ser desenvolvimento em três fases, com adesão aos Princípios do Equador, lê-se. 

A primeira fase do projecto prevê incluir 30 mil barris por dia da Unidade de Destilação de Crude, com um dessalinizador, um tratamento de querosene e infra-estruturas auxiliares, incluindo um sistema de ancoragem de bóia convencional, oleodutos e instalação de armazenamento para mais de 1,2 milhões de barris, esclarece o documento. 

As despesas da 1.ª fase são de cerca de 220 milhões de dólares norte-americanos.  A 2.ª e a 3.ª fase irão tornar a Refinaria de Cabinda numa refinaria de conversão total, com uma capacidade de refinação adicional de 30 mil barris por dia e a instalação de um novo reformador catalítico, hidrotratador e unidade de craqueamento catalítico que deverão totalizar 700 milhões de dólares. 

A construção formal do local começou em Março de 2020, com a limpeza e preparação total do terreno, concluídas em Agosto de 2020.  O projecto prevê ainda criar aproximadamente dois mil postos de empregos directos e indirectos para a comunidade, sustentando e apoiando as economias locais e nacionais nas áreas de construção, engenharia, logística, segurança e administração.  

Uma vez operacional, a Refinaria também contribuirá para a segurança energética soberana de Angola, reduzindo a sua dependência na importação de produtos refinados, bem como aumentando as exportações dos mesmos com margens mais elevadas.  

Menos importação  

A petrolífeira garante que a construção da Refinaria proporcionará um aumento da capacidade de processamento de petróleo bruto a nível nacional e uma redução considerável da dependência do país na importação de produtos refinados, conforme previsto no Plano de Desenvolvimento Nacional.  

A Gemcorp é um fundo de soluções de financiamento, comércio e cadeia de suprimentos, com a capacidade de combinar financiamento em grande escala com serviços de negociação física para clientes soberanos e corporativos.  

X