Novas notas de kwanza entram em circulação em Julho
A nova família do kwanza vai entrar em circulação a partir do próximo mês. A garantia foi dada por José de Lima Massano, governador do Banco Nacional de Angola (BNA).
Prevê-se assim que a partir do próximo mês comecem a circular novas notas nos valores de 200, 500, 1.000, 2.000, 5.000 e 10.000 kwanzas. Entre as principais diferenças, está o facto de as novas notas passarem a ser ilustradas apenas com o rosto do primeiro Presidente do país, António Agostinho Neto, deixando assim de lado a cara do antigo presidente, José Eduardo dos Santos.
As notas também vão ser ilustradas com figuras das maravilhas naturais de Angola. A nota de 200 kwanzas será ilustrada com as Pedras Negras de Pungo Andongo (Malanje), a Fenda da Tundavala (Huíla) estará na nota de 500 e a Cordilheira do Planalto Central (Huambo) estará na nota de 1.000 kwanzas. Já a nota de 2.000 kwanzas será ilustrada com a Serra da Leba (Huíla) e as Ruínas da Catedral de São Salvador do Congo (Zaire) e as Grutas do Nzenzo (Uíge) ilustrarão a nota de 5.000 kwanzas e a nota de 10.000 kwanzas, respectivamente.
Além disso, esta nova família do kwanza será mais segura: as nota serão compostas por materiais que dificultam a sua falsificação, bem como substratos de polímero (plástico) que as tornarão mais resistentes que as de papel, actualmente em circulação.
A circulação das novas notas de kwanzas foi aprovada em Janeiro deste ano. Em Março, o Presidente da República promulgou a lei, que foi publicada no final desse mês, ficando assim reunidas todas as condições para que a emissão das novas notas possa avançar.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública