Novo presidente deve tomar posse na quinta-feira
O novo presidente eleito da República Democrática do Congo (RDC), Félix-Antoine Tshisekedi Tshilombo, deve ser empossado na quinta-feira, 24, em Kinshasa, noticiou hoje, 22, a imprensa local.
A cerimónia de investidura de Tshisekedi devia normalmente ter lugar esta terça-feira, por imposição legal e constitucional, mas foi atrasada em mais dois dias “por razões de ordem logística e organizativa”. “Em princípio está tudo a postos para que a cerimónia se realize quinta-feira. Isto, porém, não impede que possam surgir eventualmente situações diversas capazes de forçar um novo atraso, mas tudo está a ser feito para o dia 24”, confirmou a fonte ligada aos preparativos do evento.
Tshisekedi foi proclamado pelo Tribunal Constitucional vencedor das eleições presidenciais de 30 de Dezembro de 2018, com 38,57 % dos votos, derrotando os mais de 10 outros candidatos, incluindo o seu principal rival Martin Fayulu Madidi (34,85%) e o candidato governamental, Emmanuel Ramazani Shadary (23,84%), na terceira posição.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...