em 2023

OPEP revê em alta ligeira estimativa da procura global de petróleo

14 Feb. 2023 Mundo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) reviu hoje em ligeira alta a previsão da procura global de petróleo em 2023, estimando-a em 101,87 milhões de barris por dia, mais 2,33% do que em 2022.

OPEP revê em alta ligeira estimativa da procura global de petróleo

O crescimento de 2,33% que representa um aumento de 2,32 milhões de barris por dia do consumo em relação à média do ano passado de 99,55 milhões de barris por dia, é 100.000 barris por dia ou 0,1% superior ao estimado há um mês atrás, disse a OPEP no relatório mensal.

A revisão em alta é atribuída sobretudo à recuperação económica da China, que por sua vez melhoraria as perspetivas noutras regiões.

As novas previsões baseiam-se em estimativas melhoradas do crescimento económico mundial tanto em 2022, agora de 3,1%, como em 2023, de 2,6%.

Os combustíveis para transportes são os principais motores da procura de petróleo, com aumentos anuais de cerca de 1,1 milhões de barris por dia para gasolina e gasóleo para níveis "bem acima da pré-pandemia".

"A chave para o crescimento da procura de petróleo em 2023 será o regresso da China" após o levantamento das restrições de mobilidade que tinha imposto na política de "zero covid" para conter a pandemia, "e o efeito que isto terá no país, na região e no mundo", explicam os peritos da organização sediada em Viena.

Admitem, contudo, que existe alguma "preocupação quanto à profundidade e ritmo da recuperação económica" na China e que "muito dependerá da forma como o Governo (chinês) conseguir manter o delicado equilíbrio entre o combate aos contágios de covid-19 e a abertura aos negócios".

                                                                                Lusa