Escrutínio decorre hoje

Próximo presidente da república portuguesa toma posse a 9 de Março

24 Jan. 2021 Agência Lusa Mundo

O escrutínio para eleger o presidente da república portuguesa decorre hoje e a tomada de posse do próximo chefe do Estado acontece a 9 de Março, perante a Assembleia da República deste país, como manda a Constituição de 1976. 

Próximo presidente da república portuguesa toma posse a 9 de Março

O artigo 127.º da Constituição determina que a tomada de posse do Presidente eleito aconteça “no último dia do mandato do Presidente cessante ou, no caso de eleição por vagatura, no oitavo dia subsequente ao dia da publicação dos resultados eleitorais”.

Esse último dia do mandato de cinco anos do actual chefe de Estado e recandidato, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro dia da próxima presidência, é 09 de março, a mesma data desde 1986, ano em que Mário Soares tomou posse como o 17.º Presidente da República.

35 anos depois, a cerimónia volta a repetir-se na mesma Assembleia da República onde já cinco Presidentes da República juraram “defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa” de 1976.

O último foi Marcelo Rebelo de Sousa, em 2016, numa cerimónia com mais de 500 convidados na casa da democracia, decorada para a ocasião com cerca de duas mil rosas com as cores da bandeira nacional.

 

X