AIPEX dá luz verde aos investidores da Singapura
Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (Aipex) e a empresa asiática Singapore Cooperation Enterprise (SCE) rubricaram um memorando de entendimento, no âmbito da atracção de investimentos privados e do reforço da cooperação entre Angola e Singapura.
Durante a cerimónia, realizada em formato virtual, o presidente do conselho de administração da Aipex, António Henriques da Silva, deu a conhecer ao seu homólogo Kong Wy Mun, director executivo da SCE, o programa de privatizações em curso no em Angola, sobretudo, de alguns activos do Estado em diversos sectores da economia, com realce para a banca, seguros, indústria, comércio e telecomunicações. “O objectivo é transformar a economia através da diversificação da sua base produtiva, assente num modelo de crescimento liderado pelo sector privado”, descreveu o gestor.
Segundo o gestor da Aipex, as áreas da agricultura, a indústria, infra-estruturas, transportes e turismo constam das prioridades neste memorando de entendimento, com vista a contribuir para a diversificação da economia. “A parceria com a SCE vai permitir à Aipex encontrar caminhos mais céleres de adopção de mecanismos para a criação de um melhor ambiente de negócios”, considerou.
Em 2018, o ex-ministro do Comércio, Joffre Van-Dúnem, esteve em Singapura, onde manteve encontros com o seu homólogo, Lim Hng Kiang, e o ministro Estado dos Negócios Estrangeiros e da Defesa de Singapura, Maliki Osman. Na altura, Joffre Van-Dúnem mostrou as oportunidades de investimento em Angola, principalmente nas áreas da agricultura e indústria.
A Singapore Cooperation Enterprise tem a missão de promover e facilitar a cooperação entre o sector público e privado, e de partilhar a experiência do desenvolvimento nacional da Singapura.
Governo recua e retira Unicargas da lista das privatizações