Aeroporto do Dubai será controlado por aquário virtual
INOVAÇÃO. Primeiros aquários devem começar a funcionar no final de 2018, no aeroporto internacional daquele país árabe. Novidade deve chegar aos restantes terminais em 2020.
O Aeroporto Internacional do Dubai vai trocar o tradicional controlo feito por seguranças por um ‘aquário virtual’. A intenção é fazer com que os passageiros atravessem por um túnel de um aquário virtual para serem verificados por 80 câmaras no seu interior, escreve o ‘The National’.
Os peixes serão uma maneira de atrair a atenção dos passageiros para que estes olhem assim mais facilmente para as câmaras. Mas não é só: o cenário do túnel pode até ser mudado para outros ambientes ou até anúncios publicitários.
Para isso, os passageiros terão de estar pré-registados antes de atravessarem a passagem. Esse registo será feito por vários quiosques instalados pelo aeroporto, onde se fará o reconhecimento facial. Depois disso, o reconhecimento facial é associado ao perfil digital do passageiro e aparecerá a mensagem “tenha uma boa viagem” a cor verde. Se isso não acontecer, irá surgir uma mensagem a vermelho a indicar que são precisas mais verificações de segurança por um funcionário.
A medida surge na sequência de outras já tomadas para facilitar o controlo num dos aeroportos com maior tráfego de passageiros a nível internacional. Assim, a intenção de que as operações de controlo de passageiros é mais agilizada, mesmo com o controlo a ser feito a uma média de cinco segundos actualmente. Só no último ano, passaram mais de 80 milhões de passageiros por este aeroporto.
Os primeiros aquários virtuais devem começar a funcionar no final do verão de 2018, no terminal 3 do Aeroporto Internacional do país. A novidade deverá chegar aos restantes terminais em 2020.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública