Girabola Zap
Banco BAI
ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO

Angola 2025 ‘alargada’ até 2050

27 Feb. 2017 António Miguel País

A estratégia de desenvolvimento de longo prazo ‘Angola 2025’ do Governo, apresentada em 2012, deverá ser revista e alargada para 2050, segundo um decreto presidencial de 14 de Fevereiro.

O Presidente da República (PR), José Eduardo dos Santos, criou uma comissão multissectorial, coordenada pelo ministro do Planeamento e Desenvolvimento Territorial, Job Graça, para tratar da revisão e extensão da visão para 2050. Esta decisão presidencial acontece numa altura em que ainda faltam cerca de 10 anos para 2025, prazo final da actual ‘estratégia’.

O coordenador da comissão, de acordo com o decreto presidencial que vimos citando, deve apresentar ao Presidente Eduardo dos Santos um cronograma das acções a desenvolver num prazo de um mês a contar da data da publicação (data limite 14 de Março). A comissão, que deverá apresentar relatórios trimestrais sobre a evolução dos trabalhos, está ainda autorizada a contratar assessoria técnica especializada de técnicos nacionais e estrangeiros.

O relatório final deverá ser entregue ao PR no prazo de dois anos. Além do ministro-coordenador, mais 16 ministros fazem parte da comissão, como os da Administração do Território, Finanças, Indústria, Comércio, Economia, Urbanismo e Habitação.

Os ministros da Geologia e Minas, Transportes, Ambiente, Saúde, Educação, Agricultura, Pescas, Cultura, Energia e Águas e o da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social integram também o grupo de trabalho. O governador do Banco Nacional de Angola e o secretário para os Assuntos Económicos do Presidente da República também fazem parte da comissão.

X