Angola vence Costa do Marfim e mantém-se na corrida pelo Mundial de 2027
QUALIFICAÇÃO. Vitória sobre a Costa do Marfim mantém campeões africanos na corrida ao Mundial FIBA 2027, mas não resolve a situação da selecção, que precisa agora de ganhar terreno sobre Senegal e Costa do Marfim, líderes com 16 pontos, para entrar no ‘top 2’ na última janela, em Fevereiro.
A Selecção Nacional de basquetebol sénior masculino venceu a Costa do Marfim por 91-70, este domingo, 30 de Agosto, e mantém-se na corrida pelo apuramento ao Campeonato do Mundo FIBA 2027, ocupando o terceiro lugar do Grupo F, com 15 pontos.
Para garantir uma vaga directa, Angola precisa de terminar entre os dois primeiros classificados do grupo na última janela, em Fevereiro, ou, caso permaneça em terceiro, ser o melhor terceiro classificado entre os grupos africanos.
O triunfo sobre os marfinenses, por 21 pontos de diferença, permitiu aos compeões africanos fechar a quarta janela com uma vitória e recuperar depois da derrota diante do Senegal, por 84-82. A selecção soma agora seis vitórias e três derrotas, estando empatada com o Mali, também com 15 pontos, enquanto Senegal e Costa do Marfim lideram o grupo, ambos com 16 pontos.
A classificação os pupilos de Pep Clarós a um ponto da liderança e com margem para lutar por uma das duas vagas directas do Grupo F. A última janela, prevista para Fevereiro de 2027, será decisiva, com Angola a voltar a defrontar a República Democrática do Congo, o Senegal e a Costa do Marfim.
O cenário mais favorável para Angola passa por terminar a segunda fase entre os dois primeiros classificados. Para isso, a equipa terá de aproveitar os três jogos que ainda tem pela frente para somar vitórias e ultrapassar ou superar os actuais concorrentes directos na classificação. O desempenho nos confrontos com Senegal e Costa do Marfim poderá assumir particular importância, por se tratar de adversários que estão actualmente acima da selecção nacional.
Caso não consiga alcançar uma das duas primeiras posições, Angola ainda terá uma segunda possibilidade de qualificação. A selecção poderá terminar em terceiro lugar e disputar a vaga reservada ao melhor terceiro classificado entre os grupos da segunda fase africana. A vitória diante da Costa do Marfim ganha importância neste contexto por representar um triunfo sobre um dos concorrentes directos. Angola conseguiu impor-se por uma diferença de 21 pontos, depois de ter perdido por apenas dois pontos diante do Senegal, resultado que permitiu reduzir a margem entre algumas das principais selecções do grupo.
Além dos 91 pontos marcados diante da Costa do Marfim, Angola chegou aos 100 pontos frente à República Democrática do Congo, mostrando uma produção ofensiva que poderá ser importante nas contas da classificação, sobretudo numa fase em que as diferenças de pontos podem assumir peso.
Apesar dos resultados positivos, a selecção não pode depender apenas do desempenho ofensivo. A derrota por 84-82 frente ao Senegal mostrou que pequenos detalhes podem determinar o resultado de jogos entre adversários directos e, consequentemente, influenciar a classificação final.
A última janela será, por isso, disputada sob pressão competitiva. Angola terá três jogos para tentar transformar os actuais 15 pontos numa posição dentro do ‘top 2’ ou, no cenário alternativo, construir um registo que lhe permita disputar com vantagem a vaga de melhor terceiro classificado.
O Campeonato do Mundo de Basquetebol FIBA 2027 será realizado no Qatar, entre 27 de Agosto e 12 de Setembro de 2027, reunindo 32 selecções na fase final. A competição terá como principal centro a capital Doha, com os jogos distribuídos por diferentes recintos no país. Será a primeira vez que o Qatar acolhe o Mundial sénior masculino de basquetebol, numa edição que contará com as principais selecções do mundo e para a qual Angola procura garantir uma das vagas africanas.







DOIS PALÁCIOS E AS PRIORIDADES DE ANGOLA