Angola vence prémio ´Platina’ na Alemanha
Angola arrebatou, esta semana, pela segunda vez, em Frankfurt, na Alemanha, o troféu pela boa reputação, não corrupção, inovação e excelência na qualidade dos serviços prestados, como consequência da forte aposta no investimento privado.
O prémio ‘Platina’, entregue à Casa Civil do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, foi conquistado por intermédio da Unidade Técnica para o Investimento Privado (UTIP). Um comunicado da Casa Civil considera a distinção um resultado da aposta do Titular do Poder Executivo na criação de condições socioeconómicas para Angola, por via do investimento privado.
“O projecto, encabeçado pela UTIP, tem surtido os melhores êxitos, facto que prova que a diversificação económica do país pode depender muito do sector privado”, lê-se na nota.
José Eduardo dos Santos aprovou, no último ano, mais de 49 grandes projectos privados na ordem de mais de 21 mil milhões de dólares, que estão em execução e outros já em funcionamento, como é o caso da Agrolíder, Grupo Zahara, Pumangol, Tidiane G Moagens, Refinaria Namibe, projectos Tulumba, General Electric e outros.
“À medida da concretização dos projectos, o número de postos de trabalho cresce para mais de 60 mil, “sendo, por isso, necessário continuar a marcha dos incentivos e benefícios fiscais para estimular o sector privado interno e externo”, refere o comunicado. No evento, representou a Casa Civil Norberto Garcia, director da UTIP.
Governo recua e retira Unicargas da lista das privatizações