Bancos públicos atingem desempenho positivo com recuperação notável do BPC
RESULTADOS. BPC alavancou o rendimento das instituições bancárias públicas diante da queda do BDA. Ambos cederam total de 776,173 mil milhões de crédito para animar a economia.
Os dois bancos detidos integralmente pelo Estado, o BPC e o BDA, somaram lucros de 171,037 mil milhões de kwanzas, no quarto trimestre do exercício passado, mais 23,2% face aos 138,717 mil milhões encaixados no trimestre anterior.
O resultado sinaliza a recuperação dos rendimentos do accionista Estado, após os prejuízos causados pelo BPC no exercício anterior. A instituição administrada por Cláudio Pinheiro somou um resultado líquido de 105,818 mil milhões de kwanzas, um aumento de 80%, face aos 58,584 mil milhões anteriores, pesando cerca de 61% do total encaixado pelos bancos públicos. O BPC coloca-se assim como o terceiro banco comercial, dos mais de 20 existentes no sistema financeiro, que mais lucrou no quarto trimestre.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública