BDA dá como perdidos mais de 9,2 mil milhões de kwanzas pagos por edifício que nunca recebeu
INCUMPRIMENTO. Empreiteiro recebeu 94% do valor contratado para construir a nova sede do Banco de Desenvolvimento de Angola, mas executou apenas 20% da obra. Edifício deveria ter sido entregue em 2014. Catorze anos depois, o banco reconheceu contabilisticamente a perda total do montante desembolsado.
Perante a ausência de avanços nas negociações com o empreiteiro, interrompidas desde 2020, o banco decidiu reconhecer a perda total do investimento. Em 2025 reforçou as imparidades em 1,803 mil milhões de kwanzas, elevando para 100% a imparidade sobre o valor registado, depois de já ter reconhecido 7,466 mil milhões em imparidades em 2018.
Nas contas de 2025, o montante continua registado na rubrica "Imobilizações em curso – Equipamento", que apresenta um saldo de 9,368 mil milhões de kwanzas, dos quais cerca de 99% dizem respeito à fracassada aquisição da nova sede.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.







PR autoriza ajuste directo de 25 milhões de dólares para estádio no...