Fernando da Piedade Dias dos Santos reconduzido a presidente da AN
Sem votos contra e com uma abstenção, Fernando da Piedade Dias dos Santos, foi reconduzido no cargo de presidente da Assembleia Nacional, onde hoje (28) tomaram posse os 220 deputados eleitos a 23 de Agosto.
Higino Carneiro, até aqui governador de Luanda, foi eleito a 2.º vice-presidente do Parlamento. Numa votação por mão levantada - sistema aprovado como alternativa à votação por voto secreto -, os 220 deputados empossados hoje para a IV Legislatura da Assembleia Nacional aprovaram a continuidade de Fernando da Piedade Dias dos Santos, ‘Nandó’ como presidente, e os nomes dos quatro vice-presidentes do Parlamento, onde se inclui Higino Carneiro.
O até agora governador de Luanda ocupará o cargo de 2.º vice-presidente, enquanto Joana Lina mantém o cargo de 1.ª vice-presidente, já ocupado na anterior legislatura. Para além dos dois vice propostos pelo MPLA, integram a lista de vice-presidentes da Assembleia Nacional Ernesto Joaquim Mulato, 3.º vice, proposto pela UNITA, e Carlos Tiago Kandanda, 4.º vice, proposto pela CASA-CE.
Festas em Angola deixaram de ser negócio rentável