PLANAGRÃO CONFIRMADO COMO UM ‘NADO-MORTO’

Governo aprova novo programa de aceleração da agricultura

PRODUÇÃO. Subdividido em quatro iniciativas e medidas, o programa prevê um investimento de 85,7 mil milhões de kwanzas.

Governo aprova novo programa de aceleração da agricultura

Cerca de dois anos depois do lançamento do Planagão, programa virado para a agricultura empresarial, mas que continua no papel, o Governo aprova o Programa de aceleração da agricultura familiar e reforço da segurança alimentar 2024-2026, denominado ‘Osi Yetu’.

O programa visa “apresentar medidas e acções no domínio da expansão da assistência técnica e facilitação do acesso ao crédito por parte dos agricultores familiares, cooperativas e micro, pequenas e médias empresas”.

O decreto presidencial justifica a aprovação do plano com a “mitigação de situações de vulnerabilidade social e económica que caracterizam o contexto actual”.

O programa ‘Osi Yetu’ estabelece culturas e animais cuja produção deve ser prioritária, sendo no caso das culturas o milho, feijão, mandioca, soja, batata rena, batata-doce, hortícolas, massango, massambala, trigo e produção de arroz. Quanto aos animais prioritários, o programa vai cingir-se na avicultura, caprinos, suínos e bovinos.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.