INE lança campanha para registo das empresas
O grande objectivo com a iniciativa em causa é fazer com que todas as empresas actualizem os respectivos dados com regularidade, pelo menos uma vez por ano, de acordo com o INE.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) lança, a partir da próxima semana, uma campanha de sensibilização sobre a necessidade do registo estatístico e a actualização anual dos dados das empresas nacionais, estrangeiras, públicas e privadas de todos os ramos de actividade existentes no país.
A informação foi avançada pela instituição, em comunicado, divulgado esta quarta-feira, 22, a que o VE online teve acesso. Na nota, o INE refere que a campanha visa, entre outros objectivos, actualizar a base de dados central de empresas, bem como melhorar a qualidade das estatísticas económicas e incentivar a participação de todas as empresas para o registo e actualizações regulares.
“A actualização de dados ajuda o país a dispor de estatísticas empresariais actualizadas, a analisar a situação económica do país pelos utilizadores (governo, fazedores de políticas económicas, académicos, investigadores) e a facilitar a tomada de decisões para o desenvolvimento económico do país”, explica o chefe do departamento de Contas Nacionais e Coordenação Estatística, Agostinho Sardinha.
Para o responsável, o grande desafio é fazer com que todas as empresas actualizem os respectivos dados com regularidade, pelo menos uma vez por ano.
O registo estatístico é um acto administrativo contínuo de acompanhamento do ciclo de vida das empresas (nascimento, alterações, suspensão temporária e cessação) para permitir a disponibilização de informações actualizadas sobre a distribuição do universo de empresas no País em diferentes actividades económicas.
JLo do lado errado da história