João Lourenço visita homólogo sul-africano
O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, está desde quarta-feira em Pretória, para preparar a visita de Estado do Presidente da República, João Lourenço, a África do Sul, na próxima semana, a convite do seu homólogo, Jacob Zuma, indica um comunicado da embaixada de Angola naquele país.
De acordo com o documento, a informação foi tornada pública ontem (9) pela ministra das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, Maîte Nkoana-Mashabane, no termo do encontro em que delegações dos dois países analisaram os aspectos que farão parte do programa e os assuntos a serem abordados durante a visita oficial do Chefe de Estado angolano.
Durante o encontro, as duas delegações abordaram alguns aspectos atinentes à cooperação nos sectores bancários, turismo cooperação entre os dois países e que estão em condições de serem assinados durante a visita de João Lourenço a África do Sul. Os dois, serviços veterinários, educação superior e supressão de vistos em passaportes ordinários.
De acordo ainda com o comunicado, o chefe da diplomacia angolana passou em revista, com a homóloga sul-africana, alguns instrumentos legais relacionados com a governantes analisaram também a evolução de certos assuntos debatidos na 4.ª reunião da Comissão de Cooperação Bilateral (Angola África do Sul), realizada em Julho deste ano, em Luanda.
Manuel Augusto explicou aos jornalistas, em conferência de imprensa, que a primeira visita de Estado do Presidente da República, depois da sua tomada de posse, irá relançar a cooperação bilateral em vários domínios, no intuito de alavancar as economias de ambos os países.
À questões sobre as razões que levam as partes a impulsionar a sua cooperação apenas agora, Manuel Augusto esclareceu que, depois do fim do conflito, em 2002, Angola esteve virada à reconciliação nacional, e acha-se agora em condições de ampliar a cooperação com a África do Sul e com outros países da região.
JLo do lado errado da história