Joe Biden em Angola para visita de três dias
O Presidente norte-americano, Joe Biden, inicia hoje uma visita de três dias ao país, na qual deverá fazer vários anúncios sobre o corredor do Lobito e outras áreas.
É a primeira visita de um presidente dos Estados Unidos a Angola. A viagem, que esteve prevista para Outubro, mas acabou por ser adiada para agora, estará mais focada no Corredor do Lobito, uma estrutura ferroviária que liga Angola às zonas de minérios da República Democrática do Congo (RDC) e da Zâmbia e também em áreas como saúde, segurança alimentar ou agronegócio. “Um conjunto desses anúncios será sobre o Corredor do Lobito. Mobilizámos milhares de milhões de dólares para este projecto até agora, podem imaginar que o Presidente vai envolver-se com vários componentes desse esforço”, declarou aos jornalistas a assistente especial do Presidente e directora de Assuntos Africanos no Conselho de Segurança Nacional norte-americano, Frances Brown, na semana passada, durante um encontro com a imprensa para antecipar as prioridades da visita que acontece hoje.
Numa nota, o Ministério das Relações Exteriores (MIREX) indica que o avião que transporta o presidente americano, deverá aterrar hoje no Aeroporto Internacional "4 de Fevereiro" por volta das 17h00. Joe Biden será recebido no Complexo Presidencial do Aeroporto "4 de Fevereiro" pelo chefe da diplomacia angolana, Téte António.
Venâncio Mondlene acusa João Lourenço de temer reabertura do processo ‘dívidas ocultas’