Mais uma ‘cidadela’ entregue em Cabinda
O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) entregou oficialmente, em Cabinda, um centro de formação profissional para jovens e adolescentes, visando o incentivo ao empreendedorismo, ao qual denominou ‘Cidadela Jovens de Sucesso’.
O centro, entregue à Igreja Católica para a gestão, em Cacongo, é o quinto construído no país, desde 2010, pela Focus Education, em parceria com o Governo. Os primeiros foram no Icolo e Bengo, em Luanda, outro no Namibe e outro ainda no Moxico, todos com financiamento israelita.
O centro de Cabinda pretende ministrar cursos de serralharia, mecanização agrícola, carpintaria, electricidade e informática. Vão estar em formação, com duração de três anos, 60 jovens e adolescentes, mas o local tem capacidade para 120 formandos.
Alguns adolescentes percorrem cinco quilómetros a pé para chegar às ‘cidadelas’, correndo riscos, até de serem devorados por animais, segundo Armando Gomes, um formando de carpintaria.
O MAPTSS promete reforçar o centro com mais dois autocarros, que se vão juntar a outros dois, e apetrechar com uma sala de informática e internet para que os formandos fiquem ligados à ‘aldeia global’.
O objectivo é capacitar os jovens com uma profissão, podendo estes, após três anos de instrução, sair com estudos gerais e formação técnica com equivalência ao curso médio.
Desde 2010, os primeiros quatro centros já formaram quatro mil jovens e adolescentes das comunidades rurais.
Zénu dos Santos renuncia ao indulto de João Lourenço e aponta “equívoco...