Antigo diplomata discorda com a reforma do código eleitoral

Ministro nigerino dos Negócios Estrangeiros demite-se

12 Apr. 2018 Valor Económico Mundo

O ministro nigerino dos Negócios estrangeiros, Ibrahim Yacouba, apresentou nesta quarta-feira (11) a sua carta de demissão ao Primeiro-ministro, e anunciou a retirada do seu partido da Maioria presidencial.

Presidente Niger

Antigo candidato à última eleição presidencial de 2016, Ibrahim Yacouba é presidente do partido MPN-KIISHIN Kassa, que há algumas semanas não concordou com a reforma do código eleitoral.Na altura, o MPN-KIISHIN Kassa considerou que o novo texto não garantira eleições livres e transparentes.

Quarta-feira 11, o Primeiro-ministro transmitiu ao agora antigo chefe da diplomacia, o recado do Presidente da República (na foto), pedindo a sua demissão.

“Escrevi e entreguei a minha carta de demissão e de anúncio da retirada do nosso partido da Maioria presidencial”, anunciou Ibrahim, na sua conta Twitter.

Seguir-se-ão, evidentemente, as demissões dos ministros, membros do partido MPN-KIISHIN Kassa, disse. Ibrahim Yacouba foi candidato presidencial, em 2016, tendo-se posicionado no quinto lugar, atrás dos veteranos políticos Hama Amadou, Seini Oumarou e Mahamane Ousmane.