Obras do Pólo diamantífero terminam em Julho
As obras da construção do Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo (Lunda-Sul), com execução física de 60%, serão concluídas em Julho.
Avaliada em 77 milhões de dólares, mais um investimento complementar de 2,3 milhões de dólares, a infra-estruturas vai garantir dois mil postos de trabalhos directos. As obras iniciaram em Setembro de 2019.
Segundo o seu encarregado, afecto à construtora ENGEVIA, Diter Pacheco, a obra está dividida em três áreas, sendo Comercial e Central Híbrida, ambas com execução física de 8%, além da Industrial, com apenas 30%.
Falando à margem da visita do secretário de Estado para os Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Jânio Victor, disse que para se cumprir com o cronograma estabelecido, a empresa vai recrutar mais 200 jovens, associando-se aos 575 trabalhadores já existentes.
Localizado a Norte da cidade de Saurimo, o Pólo de Desenvolvimento Diamantífero visa reunir, num só espaço, empresas relacionadas com a economia mineradora, com foco na cadeia de valores dos diamantes, e oferece as infra-estruturas adequadas para o desenvolvimento desta actividade.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...