Ordem dos Contabilistas certifica 800 profissionais
A Ordem dos Contabilistas e Peritos Contabilistas de Angola (OCPCA) vai realizar nesta quarta-feira, 22, numa das unidades hoteleiras de Luanda, a cerimónia de entrega de certificados a 800 profissionais da classe, informou a instituição, em comunicado.
O evento contará ainda, segundo a nota, com um conjunto de painéis e de mesa redonda sobre o tema “Contabilidade Pública e o papel do Contabilista certificado”, na qual deverá ser reforçada a necessidade da contabilidade nos entes públicos.
“O papel do contabilista certificado na contabilidade e na preparação de documentos contabilísticos” deverá ser outro dos temas a ser discutido durante o evento.
Com este novo processo, “o número de contabilistas certificados pela OCPCA subirá para cerca de 2.000, reduzindo o rácio empresas e contabilistas no país”, indica a organização, salientando, no entanto, que este número deverá aumentar, em breve, para 4.000, tendo em conta que uma quantidade significativa de profissionais se encontra ainda em início de formação.
O acto de certificação, previsto para esta quarta-feira, é sequência de uma cerimónia idêntica, ocorrida, na segunda-feira, 20, em Benguela, em que se procedeu a entrega de certificados e cédulas profissionais a um conjunto de novos contabilistas provenientes de Benguela, Kwanza-Sul, Bié e Huambo, após terem terminado, com êxito, o curso de actualização da OCPCA que legitima o exercício da profissão no País.
O curso de actualização profissional é obrigatório para os contabilistas e peritos contabilistas que se inscreveram no período transitório que termina no próximo mês de Dezembro, de acordo com a OCPCA.
“Este curso tem como finalidade uma actualização dos conhecimentos destes profissionais para melhor habilitá-los à complexa e exigente profissão de contabilista e perito contabilista, entre outras nas actualizações fiscais, bem como nas normas internacionais de contabilidade e nas normas internacionais de auditoria”, advoga a entidade, em comunicado.
A OCPCA informa ainda que dará uma última oportunidade aos contabilistas que ainda não fizeram o curso de actualização profissional, que é obrigatório para a sua inscrição definitiva na Ordem. Nessa perspectiva, reforça que as últimas sessões formativas “arrancam já no princípio de Dezembro, em Luanda e em cinco capitais de províncias, nomeadamente em Benguela, Huambo, Lubango, Cabinda e Uíge.
A organização avisa, no entanto, que “as inscrições encerrarão no dia 30 de Novembro para os mais de 1.000 contabilistas e Peritos Contabilistas esperados”.
Desmantelada rede criminosa com 120 mil dólares falsos