Moçambique, Croácia, Finlândia, Noruega e Coreia

Presidente da República acredita cinco embaixadores

O Chefe de Estado recebeu em cerimónias separadas, nesta quarta-feira (17), em Luanda, as cartas credenciais de cinco embaixadores, dos quais três residentes.

 

Presidente da República acredita cinco embaixadores

Trata-se dos embaixadores com estatuto de residentes da República Popular Democrática da Coreia, Jo Pyong Chol; do Reino da Noruega, Kikkan Haugen; de Moçambique, Maria Helena Taipo.

No Palácio Presidencial, foram igualmente acreditados os não residentes da República da Finlândia, Pirkko Liisa Kyostila, e da Croácia, Ivica Maricic. A entrega das cartas credenciais ao Presidente João Lourenço permite a estes representantes do corpo diplomático iniciar as missões junto do Estado angolano.

Em declarações à imprensa no final do acto, o embaixador da República Popular Democrática da Coreia, Jo Chol, manifestou a intenção de trabalhar para melhorar as relações bilaterais.

É graduado em relações internacionais. Maria Taipo (de Moçambique) considerou excelentes as relações entre os dois países, salientado que um dos principais focos da cooperação será o sector mineiro, sobretudo a exploração petrolífera.

Além disso, prestará atenção aos aspectos culturais, desportivos e comerciais.

É licenciada em gestão educacional, já foi ministra do Trabalho e governadora da província moçambicana de Sofala. Já Kikkan Haugen, embaixador da Noruega, é diplomata há 22 anos. Já trabalhou na Zâmbia e no Nepal.´

O novo embaixador da Finlândia em Angola, Pirkko Kyostila, que também representa os interesses do seu país na Namíbia, onde reside, passou pela Tanzânia, Itália, França e Nações Unidas.

Tem 31 anos de carreira diplomática. Ivica Maricic, embaixador não residente da Croácia em Angola, já exerceu funções em Espanha, na China, no Japão e na Alemanha.

Representa, igualmente, a Croácia junto do Estado português.